top of page

Reciprocidade aumenta chances de crescimento profissional

  • Foto do escritor: Rita Magalhães
    Rita Magalhães
  • 1 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

O velho "é dando que se recebe"... E se recebe de novo.


Pense em alguém que você conheça que seja muito bem-sucedido. Garanto a você que essa pessoa é incrivelmente boa em vender seu trabalho, suas ideias. Ou seja, em persuadir outras pessoas.


Alguns se sentem constrangidos em se interessar pela arte da persuasão por associarem a palavra a algo negativo. Ser persuasivo não significa manipular ou pressionar pessoas. Persuasão é a habilidade de descrever os benefícios de uma ideia de forma a ganhar a concordância dos outros. Isso pode e deve ser feito de forma honesta.


Continuando a série de posts sobre persuasão, falarei hoje sobre o princípio da reciprocidade. Ao final do texto deixo o link para os posts anteriores.


A regra da reciprocidade diz que devemos tentar retribuir, na mesma moeda, o que outra pessoa nos concedeu. Se uma pessoa nos faz um favor, temos que fazer outro em troca. Se um casal nos convida para uma festa, temos que convidá-los quando dermos uma festa. Todos nós sabemos que se não seguirmos essa regra, seremos vistos como ingratos ou aproveitadores pelos nossos grupos de amigos. E ninguém quer isso!


Segundo os antropólogos, esse é um mecanismo adaptativo do ser humano que permitiu a divisão do trabalho e a criação de interdependência entre os indivíduos. Esse mecanismo gera a certeza de que posso dar algo (comida, cuidados, abrigo) para outra pessoa com a garantia de que serei retribuído. É o famoso "uma mão lava a outra".


Essa regra explica porque muitas empresas investem em amostras grátis nas suas estratégias de marketing. Vemos isso em supermercados, consultórios médicos, shoppings. A maioria das pessoas se sentirá na obrigação de retribuir o presente e comprará o produto.


Como essa regra atua na sua vida profissional? Passe a observar como a troca de favores está presente na sua rotina de trabalho. Quanto mais presente, maiores são os laços profissionais que você está construindo (esse é o chamado networking). Quando você ajuda alguém no trabalho, está abrindo portas para receber ajuda quando precisar. Deixo aqui algumas formas que você pode utilizar para impulsionar a reciprocidade na sua metodologia de trabalho:

- Ajudar algum colega a defender um ponto de vista durante uma reunião, caso você concorde com ele.

- Compartilhar informações com pessoas de outras áreas da empresa, que se não fosse por você, não teriam recebido.

- Ajudar algum colega a fazer uma apresentação importante.

- Ajudar algum colega a resolver um problema que você conhece.

- Apresentar a um colega alguém que seja especialista no assunto que ele está com dificuldade.


Atenção: faça isso de forma sincera. As pessoas perceberão caso você comece a usar essa técnica de forma interesseira, sem refletir suas reais crenças e valores.

Outro ponto: essa deve ser uma atitude no trabalho. Não deve ser, de forma alguma, o seu foco. Seu foco deve continuar sendo entregar os resultados pelos quais você está sendo pago para executar.



=> Se você gostou desse texto e acha que pode beneficiar outras pessoas, curte e compartilha pelos links abaixo. Porque assim saberei também que meus textos estão te ajudando e continuarei motivada a escrevê-los!

=> Você gostaria de ver nesse blog algum assunto específico ou ter alguma pergunta respondida? Envie críticas e sugestões pelo link Contato.




Comments


Categorias
Posts em Destaque
Posts Relacionados
bottom of page