top of page

Como usar a afeição em seu favor no trabalho

  • Foto do escritor: Rita Magalhães
    Rita Magalhães
  • 12 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

Quais são os fatores que levam um chefe a gostar de um funcionário? Com certeza são muitos e, se soubéssemos as respostas, poderíamos fazer com que os outros gostassem de nós de um jeito mais simples. Isso nos ajudaria já que temos maior facilidade em dizer "sim" aos pedidos de pessoas que conhecemos e gostamos.


Mesmo chefes sérios, que conseguem separar as razões emocionais das racionais (ou seja, identificar os resultados efetivos que a pessoa entrega), são seres humanos e estão submissos aos atalhos mentais que o homem desenvolveu ao longo de sua evolução. Por isso, por mais que nos doa e pareça moralmente incorreto, a regra da afeição também deve ser levada em consideração para o nosso crescimento profissional, no relacionamento com o chefe e com os parceiros de trabalho.

Para nossa sorte, os cientistas sociais vêm acumulando indícios que nos permitem identificar uma série de fatores causadores da afeição. Os motivos pelos quais gostamos de alguém são: Atratividade Física, Semelhança e Elogios. A seguir descrevo cada um deles de acordo com a leitura que estou fazendo do livro “As Armas da Persuasão”, de Robert B. Cialdini.


Atratividade Física


Pesquisas mostram que atribuímos, automaticamente, a indivíduos de boa aparência traços favoráveis, como talento, gentileza, honestidade e inteligência. Fazemos esse julgamento sem perceber que a atratividade física está desempenhando um papel chave em nossas conclusões. Infelizmente é o pressuposto de que "bonito é igual a bom" governando nosso cérebro.


Um estudo demonstrou que a boa aparência dos candidatos em uma entrevista de emprego influenciou as decisões de contratação mais do que as qualificações para o cargo. Além disso, economistas apontaram também em um estudo feito com americanos e canadenses que as vantagens dos bem-afeiçoados vão além da contratação: os indivíduos mais atraentes recebiam, em média, de 12% a 14% a mais que seus colegas não atraentes.


A maioria das pessoas comuns não se destaca pela beleza como astros da televisão. Como podemos então gerar afeição? Temos sorte, pois existem outras formas, além das qualidades físicas, de gerá-la. Vamos a elas.


Semelhança


Gostamos de pessoas que sejam semelhantes a nós. Essa semelhança pode ser em relação a opiniões, traços de personalidade, antecedentes ou estilo de vida. As pessoas gostam de encontrar suas tribos. Pense em quando vê alguém que estudou na mesma universidade ou frequentou o mesmo clube. Não vem logo um sorriso animado?


Alguns estudos demonstram que somos mais passíveis a ajudar aqueles que se vestem como nós. Por isso é tão importante adotar o código de vestimenta utilizado na empresa em que você trabalha. Nem a mais, nem a menos. Outra forma de gerar empatia pela semelhança é descobrir do que as pessoas gostam e iniciar as conversas com aquele tema. Essa atitude "quebra o gelo" e faz os assuntos relacionados ao trabalho fluírem mais facilmente.



Elogios


A informação de que alguém gosta de nós, nos faz sentir valorizados. Por isso, não perca a chance de elogiar alguém sempre que tiver a oportunidade. Os elogios aos superiores hierárquicos também podem e devem ser feitos. Observe alguma vez em que seu chefe fez a diferença e te ajudou de forma positiva, e agradeça-o por isso. Chefes também são feitos de carne e osso e, para muitos, como eu, o reconhecimento de seus liderados é de vital importância. Vale lembrar que elogios devem ser sinceros e verdadeiros para não parecer bajulação e gerar efeito contrário.


Passe a observar essas três formas de gerar afeição e aplicá-las no seu trabalho. Com o tempo, você estará fazendo isso de forma automática. Lembre-se: para persuadir, você precisa ter credibilidade. Para ter credibilidade, você precisa ser honesto.


=> Se você gostou desse texto e acha que pode beneficiar outras pessoas, curte e compartilha pelos links abaixo. Porque assim saberei também que meus textos estão te ajudando e continuarei motivada a escrevê-los!

=> Você gostaria de ver nesse blog algum assunto específico ou ter alguma pergunta respondida? Envie críticas e sugestões pelo link Contato.




Comments


Categorias
Posts em Destaque
Posts Relacionados
bottom of page